No Rio Grande do Norte foram notificados 52 casos de hepatites virais, de janeiro a abril de 2022, conforme dados compilados pela Subcoordenadoria de Vigilância Epidemiológica da Secretaria Estadual de Saúde (Sesap). O número divulgado hoje (15) indica um aumento de 36,9% nas notificações em comparação ao mesmo período do ano passado, quando foram notificados 38 casos.
O documento da Sesap apresenta os dados da última década e, aponta que, entre 2011 e 2021 o estado apresentou 2.572 casos confirmados de hepatites virais, sendo 741 de hepatite A, 678 de hepatite B, 1.135 de hepatite C e 18 casos com mais de uma etiologia.
Nesse período houve uma redução de 97,6% na identificação de casos de hepatite A e de 36,6% nos casos de hepatite B. Já a hepatite C teve crescimento de 13,4% no registro de casos.
De acordo com a Sesap, os sintomas da hepatite podem aparecer na forma de cansaço, febre, mal-estar, tontura, enjoo, vômitos, dor abdominal, pele e olhos amarelados, urina escura e fezes claras.
Julho Amarelo
A Sesap também emitiu uma nota de mobilização com relação ao Julho Amarelo, que visa reforçar as ações de vigilância, prevenção e controle das hepatites virais. O documento traz orientações com relação à realização de testes, tratamentos e cuidados necessários.
©2022 Dido Informação com Opinião. Todos os direitos reservados