O presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), ministro Luiz Fux, afirmou hoje (1º) que o Supremo “anseia que todos os candidatos aos cargos eletivos respeitem os seus adversários, que não são seus inimigos”. A declaração foi dada durante discurso de abertura do semestre no STF, após um mês de recesso.
O ministro disse ainda que confia na civilidade dos debates e, principalmente, na paz para encerrar o ciclo de 2022 sem incidentes. A declaração de Fux foi dada em meio ao crescimento da polarização política, com episódios recentes de violência, como o caso em que resultou na morte do Guarda Municipal e tesoureiro do PT, Marcelo Arruda.
Além disso, o presidente da Corte defendeu o processo eleitoral, das urnas eletrônicas e da democracia em meio aos ataques que a Justiça Eleitoral vem sofrendo principalmente do presidente Jair Bolsonaro. "Felizmente, nossa democracia conta com um dos sistemas eleitorais mais eficientes, confiáveis e modernos de todo o mundo, [...] uma Justiça Eleitoral transparente, compreensível e aberta a todos aqueles que desejam contribuir positivamente para a lisura do prélio eleitoral", declarou Fux.
Com informações da CNN
©2022 Dido Informação com Opinião. Todos os direitos reservados