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Opinião

27/06/2023

Gestão de Branding é essencial para negócios do RN crescer

Empresário e Estrategista Digital José Patrício fala da importância de marcas e profissionais liberais se posicionarem de forma assertiva nas mídias sociais.

No mundo atual, a presença digital se tornou essencial para o crescimento e o sucesso das empresas. No RN, existe a necessidade das empresas se destacarem em um mercado cada vez mais competitivo. Sabendo disso, o estrategista digital José Patrício fornece algumas dicas para o sucesso de empresas de pequeno a grande porte, principalmente na parte de gestão de branding. 

A gestão de branding envolve diversas atividades, tais como o desenvolvimento da identidade visual da marca (logotipo, cores, tipografia), a definição dos valores e propósito da empresa, a criação de uma personalidade para a marca, a definição do tom de voz utilizado na comunicação, a criação de uma experiência consistente para os consumidores, entre outros aspectos.

“A finalidade é estabelecer uma conexão emocional e significativa entre a marca e seu público-alvo, de forma a criar uma percepção positiva, diferenciada e valorizada da empresa e de seus produtos ou serviços. Resultando em um maior reconhecimento da marca, fidelização de clientes, diferenciação no mercado e aumento do valor percebido pelos consumidores. Inclusive, na internet”, aconselhou.

Marca também precisa estar alinhada nas redes sociais

“Parece óbvio, mas ainda algumas empresas não têm o zelo necessário a esta questão, que é a criação de perfis nas redes sociais onde o público-alvo participa mais. Não adianta uma empresa criar o Instagram se os seus usuários todos estão no Facebook, por exemplo. Ou criar um post totalmente diferente das características estabelecidas numa gestão de marca”, afirmou José Patrício. 

De acordo com o estrategista digital, as redes sociais são uma excelente maneira de interagir com o público e aumentar a visibilidade da empresa. Além disso, “Identifique quais plataformas são mais relevantes para o seu negócio e crie perfis comerciais”. Sem contar que publique conteúdo interessante e relevante regularmente, respondendo aos comentários e mensagens dos usuários. 

Dicas além do branding

Sobre o que escrever nas redes sociais, é importante investir no marketing de conteúdo, onde você pode criar material informativo na internet para atrair e engajar clientes, como posts para blogs, redes sociais, vídeos, e-mail marketing, infográficos e outros formatos de conteúdo. 

“Quanto mais responder as perguntas e mostrar soluções aos consumidores do seu conteúdo, mais chances de fidelizar o cliente e fechar uma compra”, justificou.

Por fim, José Patrício disse que é importante sempre fazer uma CTA no final do conteúdo CTA (Call-To-Action), que é uma chamada para os clientes enviarem feedbacks.  “Incentive seus clientes a deixarem avaliações nas plataformas relevantes, como Google Meu Negócio e páginas nas redes sociais. Responda a todas as avaliações, sejam positivas ou negativas, demonstrando que você valoriza o feedback dos clientes e está disposto a resolver problemas”, sugeriu.

As estratégias citadas, José Patrício aborda em sua mentoria e consultoria, o qual faz na Agência Seja Create, sendo sócio proprietário. São mais de 50 clientes atendidos no mundo todo, que trouxeram alto impacto na presença digital. 

A agência foi criada em 2021, tendo como sócios- fundadores, José Patrício e Ruth Medeiros. A sede funciona no Shopping Seaway, na Avenida Engenheiro Roberto Freire, e conta com uma equipe especializada para oferecer os serviços de: consultoria, mentoria, gestão de redes sociais, assessoria de imprensa, web designer, entre outros.

Para saber mais sobre José Patrício:

• Instagram: @josepatriciosn (http://instagram.com/josepatriciosn) 

• Linkedin:  https://www.linkedin.com/in/jos%C3%A9-patr%C3%ADcio-883217168/

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