Um pescador que estava doente foi resgatado por um helicóptero da Base Aérea de Natal (BAT) ontem (15). O homem teve uma forte diarreia que provocou uma desidratação e hipotensão. Ele foi retirado da embarcação em operação que contou com a ação de nove pessoas.
De acordo com informações da Base Aérea de Natal, os militares foram acionados pelo Comando de Operações Aeroespaciais (Comae). O primeiro contato do pesqueiro com os órgãos do sistema de busca e salvamento foi realizado às 13:52h de ontem, e o salvamento ocorreu por volta das 16h do mesmo dia. A embarcação estava a aproximadamente 120 milhas náuticas, à nordeste da capital potiguar.
Com as coordenadas, a aeronave decolou da base, em Parnamirim, às 16h10, e seguiu até a embarcação. O helicóptero pousou de volta às 17h55. Os primeiros socorros foram feitos na aeronave, por uma médica e um enfermeiro que faziam parte da tripulação.
A embarcação onde a vítima estava era de pequeno porte e não tinha um convés, o que dificultava o resgate a partir do pesqueiro. A solução para içar o pescador foi colocar ele na água e, somente após isso, retirar através de uma alça.
De acordo com o comandante da aeronave, a visibilidade no local estava prejudicada por nuvens e pelo horário ser próximo do pôr do sol.
Além da médica e do enfermeiro, completaram a tripulação três pilotos, um mecânico, dois operadores e três homens que atuaram na retirada do pescador.
©2022 Dido Informação com Opinião. Todos os direitos reservados