Oferecimento:
logo
Alan Santos/PR
Example news
Jair Bolsonaro, presidente do Brasil eleito em 2018.

Política

21/07/2022

“Pretende gerar a sensação de que é vítima de um sistema corrupto”, diz embaixada sobre Bolsonaro

Um relatório produzido pela embaixada da Europa logo após o encontro do presidente Jair Bolsonaro (PL) com diplomatas na segunda-feira (18), diz que as declarações feitas “são perigosas” e “indicam ações imprevisíveis”. No documento, o diplomata descreve e analisa trechos das falas de Bolsonaro. 

A embaixada diz que o “presidente pretende gerar a sensação de que é vítima de um sistema corrupto e que sua luta é pela legalidade e transparência das eleições”. O comentário é feito a partir da declaração de Bolsonaro de que tem “vergonha do que está acontecendo em nosso país”.

Parte do documento é dedicada aos ataques do presidente aos ministros do Supremo Tribunal Federal (STF). O relatório cita, por exemplo, o momento em que Bolsonaro fala da atuação do ministro Luís Roberto Barroso antes de chegar ao tribunal.

“O presidente disse que Luís Roberto Barroso (STF) se tornou ministro do STF por sua atuação na defesa de Cesare Battisti, durante o governo Lula. Vale ressaltar que o agora ministro exerceu suas prerrogativas de advogado dentro da lei”, diz a embaixada.

O relatório também destaca o fato de o presidente “se incluir” quando se refere às Forças Armadas, o que, segundo a embaixada, “reforça o argumento de que Bolsonaro nunca deixou realmente o uniforme de capitão”.

Videocast

Podcast