Thabatta Pimenta, 30, é oficialmente candidata a deputada federal pelo PSB e pode fazer história tornando-se a primeira mulher trans a ocupar a Câmara dos Deputados.
Na convenção da legenda, que reuniu apoiadores e militantes, Thabatta relembrou sua trajetória. "É hora de pertencimento e respeito".
"Desde que coloquei meu nome à disposição pela primeira vez, em 2016, até hoje, nunca foi só sobre mim, mas sobre tantas pessoas que precisam de voz e vez", destacou a candidata.
"Foi um longo caminho para tomar a decisão de concorrer à Câmara, mas estive com o presidente Lula e perguntei se precisava de mim no RN ou em Brasília", disse. "Ele respondeu que em Brasília, e eu fiz a minha escolha".
Thabatta ressaltou que está pronta, junto ao candidato a senador Rafael Motta, à governadora Fátima Bezerra e ao candidato a presidente Lula, para transformar e fazer uma nova história com as pessoas LGBTQIA+, negras, quilombolas, com deficiência e todas as "minorias".
"Minhas mãos de travesti e menina do interior estão prontas para arrancar as cercas dos currais eleitorais do estado", afirmou a vereadora, que tem o mandato reconhecido como um dos mais atuantes do Rio Grande do Norte.
Ela também recordou e se solidarizou com as milhares de famílias que perderam entes queridos em decorrência da pandemia, como a sua mãe, que morreu quatro dias antes da posse como vereadora, ano passado.
Quem é ela
Thabatta foi a primeira vereadora trans eleita no Rio Grande do Norte, nas eleições de 2020, na cidade de Carnaúba dos Dantas.
Seridoense e comunicadora, começou a sua trajetória no rádio e discursando em um pequeno banco na feira livre da cidade, em defesa das pessoas trans, das pessoas com deficiência e outros grupos socialmente invisibilizados.
Fenômeno na Internet, Thabatta ganhou milhares de seguidores nas redes sociais, nos últimos anos, e é reconhecida em todo o Brasil por sua luta pela comunidade LGBTQIA+, seu discurso anticapacitista e por compartilhar sua rotina diária com o irmão Ryan, que tem paralisia cerebral.
©2022 Dido Informação com Opinião. Todos os direitos reservados