Ações se estenderão até 30/09, com ênfase sobre a doença maior causadora de óbitos entre crianças e adolescentes de 1 a 19 anos
A Casa Durval Paiva continua seu calendário de ações e capacitações, alusivas ao “Setembro Dourado”, buscando esclarecer os principais sinais e os tipos de câncer mais comuns em crianças e adolescentes, ressaltando a importância do diagnóstico precoce e do tratamento correto. No Brasil, o câncer representa a primeira causa de morte por doença, entre crianças e adolescentes de 1 a 19 anos.
No dia 13 de setembro, será realizada capacitação com profissionais da atenção básica da Secretaria de Saúde de Natal, no auditório da Casa Durval Paiva, das 7h às 13h. No dia 14, os alunos de medicina da Universidade Potiguar (UnP) serão capacitados para identificar os principais sinais e sintomas do câncer infantojuvenil, das 7h às 12h, no auditório da Casa Durval Paiva.
O Instituto Nacional de Câncer (INCA) estima que sejam diagnosticados, por ano, mais de 8.400 novos casos de câncer infantojuvenil. Destes, no Rio Grande do Norte, o número chega a 130 casos, por ano. Infelizmente, há muitos que são encaminhados aos hospitais de referência em estágio avançado ou são subnotificados.
É importante estar alerta aos principais sinais e sintomas: Desequilíbrio ao andar, dor óssea persistente, suor noturno, febre de origem inexplicada, mancha branca no olho, ínguas pelo corpo e perda de peso. Em caso de suspeita, procure um médico. As chances de cura do câncer infantojuvenil são de até 80%, se for diagnosticado precocemente.
Todas as datas e ações programadas pela Casa Durval Paiva serão disponibilizadas nas redes sociais (@casadurvalpaiva) e site da instituição www.casadurvalpaiva.org.br. Acompanhe, dissemine e ajude a salvar vidas.
©2022 Dido Informação com Opinião. Todos os direitos reservados