|
Segundo o economista da Serasa Experian, Luiz Rabi “o comércio ainda está sentindo os efeitos positivos das comemorações de fim de ano, em que há um incentivo maior ao consumo. Mas é importante reforçar que, nesse momento, é imprescindível que os lojistas se planejem, organizem o caixa das empresas e definam estratégias para alavancar as vendas e manter o ritmo nos próximos meses”.
Outro fator que implica diretamente no varejo é a inadimplência dos consumidores. “Somente com a diminuição da taxa de inadimplentes no país e, consequentemente, com a recuperação do poder de compra destas pessoas, é que então poderemos ver uma melhora expressiva no comércio” explica Rabi.
SAIBA MAIS
Mesmo com resultados superiores aos do último ano, na comparação mensal com dezembro de 2022, as vendas do comércio apresentaram uma leve queda de 0,5%.
Nesta análise, o segmento Veículos, Motos e Peças apresentou a maior baixa (-2,1%), enquanto Tecidos, Vestuário, Calçados e Acessórios teve a maior alta, de 1,0%.
©2022 Dido Informação com Opinião. Todos os direitos reservados