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Opinião

23/02/2023

Comércio inicia o ano com alta de 6,1% nas vendas em janeiro comparado com mesmo período de 2022

 

 

 

    Segundo registro pelo Indicador de Atividade do Comércio da Serasa Experian o ano 2023 começa de forma positiva onde as vendas do varejo físico no Brasil cresceram 6,1% em janeiro, comparado ao mesmo período de 2022.

   Por setores, todos apresentaram expansão em relação ao ano anterior, e o de Veículos, Motos e Peças saiu a frente com 13,1%. Em seguida está o segmento de Combustíveis e Lubrificantes (10,1%), depois Supermercados, Hipermercados, Alimentos e Bebidas (4,6%). Em quarto lugar vem Móveis, Eletrodomésticos, Eletroeletrônicos e Informática (3,9%), seguido por Material de Construção (2,3%) e Tecidos, Vestuário, Calçados e Acessórios (1,2%) para fechar o ranking.

    Segundo o economista da Serasa Experian, Luiz Rabi “o comércio ainda está sentindo os efeitos positivos das comemorações de fim de ano, em que há um incentivo maior ao consumo. Mas é importante reforçar que, nesse momento, é imprescindível que os lojistas se planejem, organizem o caixa das empresas e definam estratégias para alavancar as vendas e manter o ritmo nos próximos meses”.

    Outro fator que implica diretamente no varejo é a inadimplência dos consumidores. “Somente com a diminuição da taxa de inadimplentes no país e, consequentemente, com a recuperação do poder de compra destas pessoas, é que então poderemos ver uma melhora expressiva no comércio” explica Rabi.

SAIBA MAIS

    Mesmo com resultados superiores aos do último ano, na comparação mensal com dezembro de 2022, as vendas do comércio apresentaram uma leve queda de 0,5%.

   Nesta análise, o segmento Veículos, Motos e Peças apresentou a maior baixa (-2,1%), enquanto Tecidos, Vestuário, Calçados e Acessórios teve a maior alta, de 1,0%.

 

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