Um levantamento feito pelo portal Poder360 revelou que, em 2024, os deputados federais brasileiros trabalharam presencialmente em apenas 67 dias dos 315 transcorridos até o início de novembro. O cálculo indica uma média de 1,5 dia de trabalho por semana ao longo do ano.
O estudo considerou apenas as sessões deliberativas realizadas, nas quais os 513 parlamentares da Câmara dos Deputados são obrigados a votar sob risco de desconto salarial. Dias de sessões solenes ou sessões voltadas apenas às comissões, que exigem a presença apenas dos integrantes específicos, foram desconsiderados.
Outro fator relevante apontado no levantamento é que todas as sessões deliberativas do ano foram realizadas de forma virtual ou semipresencial, permitindo que os deputados participassem das votações e discursassem à distância, diretamente de seus celulares.
O dado ganha relevância enquanto a discussão sobre a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) que visa alterar a carga horária semanal para 36 horas também cresce entre os brasileiros. De autoria da deputada federal Erika Hilton (Psol-SP), a proposta busca acabar com a jornada de seis dias de trabalho para um de descanso, conhecida como “jornada 6×1”.
Para que a PEC entre em tramitação, são necessárias 171 assinaturas de apoio. Até o último sábado (9), Hilton informou que a proposta contava com 79 assinaturas de apoio entre os deputados.
©2022 Dido Informação com Opinião. Todos os direitos reservados