Oferecimento:
logo
Divulgação
Example news

Opinião

21/06/2024

Dia do Yoga: prática ganha força nas academias para equilibrar corpo e mente

O 21 de junho é considerado o Dia Internacional do Yoga, data instituída pela ONU para celebrar a prática milenar que surgiu na Índia. 

Este é o dia mais longo do ano no hemisfério norte e marca o período de seis meses entre o solstício de verão e o de inverno – movimento chamado de Dakshinayana no hinduísmo.

O que começou como uma filosofia de evolução humana hoje tornou-se também um poderoso exercício físico com benefícios para o corpo e mente.

"A procura pelas práticas do yoga tem aumentado a cada dia", afirma a professora da academia Pulse Patrícia Lima. "O Brasil é considerado o país mais ansioso do mundo, e nosso estilo de vida atual faz com que estejamos constantemente acelerados", completa.

Para ela, o yoga é uma prática de muita beleza, harmonia e serenidade, indo de encontro à rotina caótica e acelerada, trazendo mais equilíbrio para os dias.

Hoje, é possível praticar yoga até em uma academia, como é o caso da Pulse, que oferece aulas à tarde e à noite para os membros que desejam desfrutar da atividade ou intercalar com outros treinos.

"Onde termina o corpo e começa a mente? Sabemos que uma saúde integral contempla o cuidado com ambos", reflete a professora. "Associar os exercícios da academia com a prática do yoga nos ajuda a fortalecer a ideia desse autocuidado de uma forma mais completa e em um só lugar".

Patrícia cita, ainda, como benefícios da atividade o aumento da flexibilidade, fortalecimento, equilíbrio e consciência corporal. "O yoga também contribui para a diminuição dos níveis de ansiedade e estresse, melhora do sono e a regulação hormonal", complementa.

Para quem nunca praticou, mas tem curiosidade ou interesse, a professora traz orientações. "Comece o mais breve possível e inicie sua prática exatamente como você está hoje, pois não existe um momento certo ou condição ideal", ressalta.

"O yoga te recebe como você está, é uma prática para todas as pessoas, sem limites de idade ou contraindicação", diz. "Converse com seu professor sobre o formato mais indicado para você e comece já".

Videocast

Podcast