A prática de musculação tem benefícios para todas as fases e é segura para o desenvolvimento do corpo, desde que realizada de forma orientada por um profissional de Educação Física.
Não existe uma idade certa para iniciar os treinos de força, mas, de acordo com o professor da academia Pulse Sanderson Silva, por questões de segurança é recomendado por volta dos 12, já que é um ambiente com riscos, mesmo mínimos, de acontecer acidentes.
"A musculação para adolescentes bem orientada por um profissional traz diversos benefícios, como ganho de força muscular, resistência, melhora na postura, redução do risco de lesões em atividades esportivas, socialização e até melhora da autoestima", ressalta o profissional
"Devido ao crescente número de crianças e adolescentes presos às telas, atividades recreativas que estimulem o desenvolvimento das valências físicas, como força, flexibilidade, agilidade e velocidade, são ótimas para o desenvolvimento motor e social", acrescenta Sanderson.
Além da musculação, o professor recomenda também a prática de exercícios aeróbicos (corrida, bicicleta etc.) para melhores resultados. "Juntos, têm benefícios tanto para a saúde quanto para o desempenho, não só na própria musculação, mas nos esportes e nas atividades diárias".
Por fim, Sanderson explica que não existe um horário ideal para a prática. "Alguns estudos defendem que é pela manhã, outros no final da tarde, mas isso vai depender da rotina de cada pessoa", reforça.
"Recomendo que a criança ou adolescente escolha um horário que melhor se encaixe na sua rotina de estudos, já que é comprovado que a musculação traz benefícios para a aprendizagem, memória e concentração".
©2022 Dido Informação com Opinião. Todos os direitos reservados